Tamanho da operação
Small
Setor
Benefício público ou social
Objetivos
Aumentar a conscientização
Aumentar a produtividade e simplificar operações
Avaliar a eficácia dos seus websites
Informar e colaborar de modo eficaz
Interagir com o público
Desafio
A WITNESS opera entre os direitos humanos e a tecnologia, ajudando milhões de cidadãos comuns do mundo inteiro a falar francamente com quem está no poder por meio de conteúdos de vídeo on-line. Internamente, a WITNESS também usa a tecnologia "para aumentar a visibilidade e o impacto global das campanhas, além de operar com eficiência para maximizar o impacto e o valor de cada doação", diz Marianna Moneymaker, responsável pela produção e pela divulgação on-line da WITNESS.
Desde sua fundação, há 20 anos, a WITNESS firmou parcerias com mais de 300 grupos de direitos humanos em mais de 80 países, treinou mais de 3.000 defensores, elaborou materiais de treinamento e ferramentas muito usadas para segurança e criação de vídeos, criou a primeira plataforma on-line dedicada à mídia de direitos humanos (o HUB) e incluiu vídeos em mais de 100 campanhas. Todas essas tarefas tiveram seus desafios, desde a coordenação de comunicações internacionais, até a criação do lugar ideal para o HUB.
História
Na WITNESS, as ferramentas fornecidas gratuitamente pelo Google para organizações sem fins lucrativos ajudam uma equipe pequena e determinada de 30 pessoas. Durante anos, a WITNESS usou o Google Workspace para manter um nível excepcional de produtividade. Alguns funcionários passam mais tempo fora do que dentro do escritório e contam com o Gmail e o Google Agenda se atualizar e se organizar. O Documentos Google possibilita a colaboração em todas as tarefas, de blogs a listas de mídia. O Formulários Google ajuda a reunir conteúdo para projetos futuros ou analisar as reações dos apoiadores.
Entre outras iniciativas de conscientização, a WITNESS criou um canal da marca no YouTube, com milhões de visualizações e milhares de inscritos. Em parceria com a Storyful, a instituição criou um segundo canal no YouTube, dedicado aos direitos humanos.
A entidade também usa o Ad Grants para dar destaque a campanhas por meio do Marketing de Busca. Foi possível saber mais sobre os doadores e monitorar a eficácia do site usando o Google Analytics. Esforços como os de justiça para idosos (em www.elderjustice.org) foram identificados visualmente usando o Google Maps. O Google+ e os Hangouts ajudaram a engajar o público com temas específicos. Foi organizada uma série de Hangouts para comemorar o vigésimo aniversário da organização.
"O Google para organizações sem fins lucrativos nos ajudou a distribuir conteúdo interessante e simplificar nossas operações diárias de negócios, tudo isso sem custo algum."
Matisse Bustos Hawkes, diretora associada de comunicação e engajamento
Impacto
No caso da WITNESS, os benefícios do Google para organizações sem fins lucrativos foram ampliados pela possibilidade de criar relacionamentos com outros integrantes da Alphabet. Matisse Bustos Hawkes, diretora associada de comunicação e engajamento da WITNESS, afirma: "Nossas conversas com o YouTube levaram à criação da ferramenta de desfocamento personalizado na plataforma. Os ativistas podem usar essa ferramenta para desfocar elementos de um vídeo, como a identidade de uma pessoa, sem deixar de compartilhar histórias importantes de abuso dos direitos humanos."
A WITNESS estimula ativamente outras empresas de tecnologia a seguir o exemplo do YouTube, já que esse tipo de funcionalidade pode realmente ajudar a proteger as vidas das pessoas corajosas que dão testemunhos.